Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Liberdade de imprensa não pode ser censurada, decide TJ

    A 4ª Câmara de Direito Civil do TJSC, em decisão do desembargador Luiz Fernando Boller, negou provimento a recurso de apelação cível interposto contra a Rádio Rio Negrinho Ltda. por Abel Schroeder, Alcides Grohskopf, Célio Paulo Tureck e Luiz Carlos Ribeiro, mantendo a condenação destes ao pagamento das custas do processo e de honorários advocatícios fixados em R$ 4 mil.

    O quarteto alegou que a emissora de rádio transmitiu uma matéria jornalística publicada em periódico de circulação local, aduzindo que eles - na época detentores de mandato legislativo municipal -, teriam efetuado viagem ao balneário de Itapema-SC, a fim de participar de um seminário de vereadores para discutirem assuntos de importância, ao passo que, além de não terem participado do evento, teriam embolsado o valor das diárias recebidas.

    Negando o fato, os edis acusaram a estação de rádio de não ter aferido a autenticidade e a veracidade das informações divulgadas, circunstância que lhes teria ocasionado excepcional sofrimento, denegrindo sua imagem perante os eleitores. Em sua decisão, o relator exaltou a ausência de substrato probatório acerca da alegada ofensa à honra subjetiva dos recorrentes, e, tampouco, de violação aos outros atributos que lhes são inerentes à personalidade, tais como o direito à privacidade, à intimidade e à imagem.

    Boller asseverou que "em razão de terem sido eleitos para representarem os interesses dos cidadãos do município de Rio Negrinho-SC, Abel Schroeder, Alcides Grohskopf, Célio Paulo Tureck e Luiz Carlos Ribeiro estavam sujeitos à exposição pública e eventuais críticas recebidas por conta da sua atuação política, competindo à imprensa relatar e noticiar os fatos de interesse de toda a coletividade", avultando, ainda, que "o locutor da Rádio Rio Negrinho apenas procedeu a leitura de matéria jornalística denominada"a farra das diárias", publicada no periódico A Gazeta de São Bento do Sul, inclusive especificando a respectiva fonte, tendo sido garantido aos insurgentes o direito de resposta, que foi exercido exclusivamente por Abel Schroeder, que, em nome dos demais edis, verberou as acusações lançadas pela mídia, registrando sua indignação para com a alegada irresponsável divulgação de fatos que, segundo referiu, destoariam da realidade".

    Em seu voto, o relator consignou, que "a liberdade de imprensa não pode ser censurada, sobretudo na divulgação de fatos que são relevantes e merecem ser levados ao conhecimento do povo, quanto a seus representantes, eleitos para atuarem em defesa do interesse público, sendo defeso à mídia fiscalizar a atuação dos agentes políticos". A decisão foi unânime (Apelação Cível nº

    • Publicações426
    • Seguidores3
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações34
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/liberdade-de-imprensa-nao-pode-ser-censurada-decide-tj/3012748

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)